Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como manter a saúde mental na terceira idade

Postado em 12/11/2019



Além de cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e manter hábitos saudáveis no dia-a-dia, para se chegar a velhice com uma maior qualidade de vida é importante cuidar também da mente e não somente do corpo.  É fundamental evitar ou tratar quadros de depressão ou ansiedade. Estando sob controle, eles permitem que o cuidado com a saúde seja mais fácil.

 

Para ajudar a prevenir o estresse, a ansiedade e a depressão, é necessário evitar isolamento social nessa fase da vida. Uma vida social mais ativa afasta os efeitos da solidão e melhora a qualidade de vida. Veja alguns hábitos para incluir na rotina:

 

1. Passe tempo com a família

Mesmo que os familiares, como filhos e netos, não estejam tão próximos quanto antes, é fundamental passar tempo de qualidade com a família. O fortalecimento desse relacionamento gera ótimos efeitos na saúde, além de auxiliar a questão psicológica. O ideal, portanto, é garantir reuniões periódicas com a família ou, no mínimo, um contato por telefone. Assim, a solidão passa longe.

 

2. Mantenha o contato com os amigos

Os amigos de longa data não devem ser esquecidos. Eles também estão na terceira idade e, por isso, precisam igualmente de companhia e convívio social. Logo, vale a pena se encontrar frequentemente com as pessoas queridas. Uma visita na casa do outro, um passeio na rua ou até uma conversa com a ajuda da internet auxiliam no fortalecimento dos laços sociais.

 

3. Busque novas amizades

Ao mesmo tempo, vale a pena buscar novas amizades. Conhecer gente nova traz uma perspectiva única para essa fase da vida, além de ajudar a manter o interesse social sempre ativo. O idoso pode recorrer a grupos de atividades voltadas para a terceira idade ou até começar a se relacionar com os conhecidos de amigos e familiares. A ideia é manter sempre viva essa ação de conhecer pessoas e criar relacionamentos.

 

4. Viva novas experiências sociais

O que também não deve ser ignorado é o poder que as novas experiências possuem na vida de quem está na terceira idade. Descobrir novas sensações, criar novas memórias e encarar desafios é um grande motivador e ajuda a aproximar os laços sociais. Para que isso seja possível, é fundamental frequentar novos ambientes e conviver com pessoas diversas, de modo a encontrar novas possibilidades para vivenciar.

 

O ASSIM SAÚDE curte prática que ajudam a melhorar a saúde mental na terceira idade.